Tribulação ou provação ou deserto…algo inevitável na vida cristã. Inevitável, porém mal compreendido. Doença, miséria, destruição familiar e todo o tipo de desgraça não é provação, é opressão. Provação é passar por perseguições, por dificuldades por causa do nome de Jesus, ou por ter decidido obedecê-lo. Provação é, por exemplo, ser ridicularizado, perseguido, injustiçado, alvo de preconceito e ignorância por causa da sua fé.

Às vezes Deus permite que certas situações aconteçam para provar nosso coração e nos mostrar se realmente cremos nele ou não, se realmente confiamos ou se precisamos nos entregar mais, buscar mais, nos aproximar mais de Deus.

Deus provou Abraão ao pedir-lhe o filho, para saber se o coração de Abraão estava na bênção ou no Abençoador. Deus provou o povo ao pedir as ofertas para o templo, para saber se o coração daquelas pessoas se alegraria em fazer doações para a construção da casa de Deus. Jesus provou a mulher siro-fenícia ao ignorá-la e mesmo dizer não, para que ela mostrasse a Ele sua humildade e, ao mesmo tempo, sua intrepidez e audácia da fé, ao não aceitar o “não” de Jesus.

Deus quer te mostrar o que está em seu coração, quer fortalecer sua fé. A provação que vem de Deus não nos enfraquece, não nos tortura, não nos despedaça, ela nos renova, nos transforma e nos faz mais fortes, à medida em que nos aproximamos de Deus.

A revolta é uma parte importante e necessária da fé, uma revolta contra a situação opressiva, firmada na certeza de que Deus é poderoso para transformar tal situação. No entanto, outra parte importante e necessária da fé é a entrega total e irrestrita das nossas vontades a Deus. Assim, somos capazes de ter certeza absoluta de que se obedecer a Deus nos levar a ser lançados em uma fornalha e Ele quiser nos livrar, nos livrará…mas se Ele quiser que morramos, é responsabilidade dele, morreremos, mas não desobedeceremos para sermos livres da fornalha. Porque sabemos que não é a força do nosso braço que nos livra dessas situações, mas nossa confiança em Deus. Ele é que vai nos livrar, por amor do seu nome. Ele não pode te livrar enquanto você estiver com medo, pois se você sente medo, é porque não entregou nas mãos dele, não confiou completamente. Ele não pode te livrar enquanto você tentar fazer na força do seu braço, sem se entregar 100%

Eu não entendo espinho…mas faz parte…Deus diz: “Minha graça te basta”…a graça é o favor imerecido. Não precisamos merecer, não merecemos, temos apenas que crer que Deus é por nós, que temos esse apoio. É essa fé a necessária para nos dar força que nos faça passar pela provação e alcançar a vitória.

Outra coisa importante: busque a presença de Deus, busque o Espírito Santo diariamente. Provação que não tem fim não é provação. Não existe prova que não termine…uma hora a criatura tem que ser aprovada! Se você está passando por uma prova interminável, que está drenando completamente suas forças, desconfie…provavelmente não vem de Deus.

Espinho Grupo Logos


Senhor Jesus, eu não entendo o espinho

Mas se a cruz é o fim deste caminho

Dá-me mais graça, não sou maior que o meu Senhor

Apenas servo sou, apenas servo e nada mais.

Se as pontas aguçadas da coroa

Te feriram, ó Cabeça

Eu que sou corpo, parte do Teu corpo, não devo reclamar.

Dá-me mais graça, Senhor! Dá-me mais graça!

Passa os Teus dedos nos meus olhos, vem me consolar

Dá-me mais graça, Senhor! Dá-me mais graça!

Faze-me em Cristo, outra vez Ser mais que vencedor

Senhor Jesus, ainda não entendo o espinho

Mas se o mesmo faz parte da Tua cruz

Eu o aceito, não sou maior que o meu Senhor

Apenas servo sou, apenas servo e nada mais.

Senhor, se estou por Ti sendo provado quero aprovado ser agora

Sei o que tens a dizer, e creio nisto também, basta-me a graça.

Dá-me mais graça, Senhor! Dá-me mais graça!

Passa os Teus dedos nos meus olhos, vem me consolar

Dá-me mais graça, Senhor! Dá-me mais graça!

Faze-me em Cristo, outra vez

Faze-me em Cristo, outra vez

Faze-me em Cristo, outra vez

Ser mais que vencedor

Um vencedor em Cristo

.

2 Comments on Espinhos

  1. “Não existe prova que não termine…uma hora a criatura tem que ser aprovada! Se você está passando por uma prova interminável, que está drenando completamente suas forças, (desconfie…provavelmente não vem de Deus.)” meu explique então se não vem de Deus de onde vem …. por favor…

    • Se não vem de Deus, vem do diabo. Provação é uma coisa, tortura, é outra. Existe o mal e o que ele mais quer é destruir a vida dos que são de Deus. Por falta de conhecimento de como Deus realmente é, muita gente boa acha que Ele é o responsável pelo sofrimento humano (Jó foi um desses. Servo de Deus,reto, íntegro, se desviava do mal…mas quando o diabo tocou em sua vida, ele não entendeu que era o diabo, colocou em Deus a responsabilidade pelo que estava acontecendo. No final, quando Deus se revela, ele admite que conhecia a Deus só de ouvir falar).

      Mas e se o mal está tocando em sua vida? O que fazer? Buscar em Deus a força e o poder para se ver livre desse mal. A primeira coisa é admitir que há uma atuação maligna na sua vida, a partir daí, você já sabe qual é o inimigo que deve combater, e se buscar em Deus essa libertação, terá um grande aliado na transformação da sua vida.

      Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *