“Moisés chamou a Bezalel, e a Aoliabe, e a todo homem hábil em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria, isto é, a todo homem cujo coração o impeliu a se chegar à obra para fazê-la” Êxodo 36:2
Preste atenção no “isto é”, explicando quem é o “homem hábil em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria”. No coração de quem Deus coloca sabedoria? Quem é o que tem habilidade? Aquele cujo coração o impulsiona a se chegar à obra para fazê-la! Aquele que se dispõe é o que recebe a habilidade! Note que o indivíduo não tinha habilidade antes, nem sabedoria. As condições para fazer a obra vieram porque ele se dispôs. É assim que funcionam as coisas de Deus. Aquele que se dispõe e se lança, porque sabe o que tem de ser feito, porque quer fazer, quer ser útil, é o que se torna hábil e sábio.
Assim foi com Neemias, que de simples copeiro tornou-se governador de Jerusalém, liderando o povo na reconstrução da cidade e do próprio judaísmo. Assim foi com José, que de escravo se tornou governador de todo o Egito. Assim foi com Davi, que de pastor de ovelhas se transformou no herói que matou um gigante e, posteriormente, em guerreiro e rei de Israel.
E tantos outros homens de Deus, de antigamente e de hoje, que mesmo não tendo condição alguma, tornam-se hábeis e sábios naquilo que devem fazer, simplesmente por terem coragem de se dispor. Isso é fé. Agir com convicção, ter certeza, mesmo sem ver, mesmo sem condição humana alguma.
Confie em Deus e se chegue à obra para fazê-la. É a única maneira de conseguir fazer o que tem de ser feito.
PS: Este texto foi escrito para complementar a resenha de Neemias, se você ainda não leu, clique aqui para ler.