Me deparei hoje com uma passagem Bíblica já conhecida, mas que eu nunca havia analisado em seu contexto…na verdade, são três versículos que não me lembro de ter me dado conta de que vinham em sequência. Não podemos esquecer que a Bíblia não é Twitter, os versículos não vêm isolados.  Estão em I Pedro 5. O versículo 6 diz: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte” O versículo seguinte, o 7, explica como você deve se humilhar: “lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.

Quando você lança suas ansiedades sobre Deus, está se humilhando sob a mão dele. Note que não é simplesmente “entregar”, é lançar. É uma atitude extrema, de alguém que quer se livrar da carga. Preste atenção a esses dois versículos. Então, se manter ansioso é uma atitude de orgulho, pois  assumo que consigo lidar com meus problemas sozinha, sem necessidade de Deus. Por outro lado, se eu coloco meus problemas diante de Deus, me humilho, assumindo assim minha confiança total nEle. Já pensou nisso?

Para lançar sua ansiedade sobre Deus, é necessário sacrifício. Negar sua vontade de se preocupar com aquele problema, de tentar resolver na força do seu braço, de ficar antecipando situações, enumerando todos os “e se…”. Não estou pregando aqui a passividade, esperar que tudo caia do céu, não! Mas se torturar com um problema que você não pode resolver não é fazer a sua parte! A sua parte você faz quando sabe o que fazer, quando tem uma saída honesta, digna e correta para seu problema, mas sempre confiando que dará certo e seguindo a direção de Deus. Ansioso, você jamais conseguirá sequer ouvir a direção Dele. Ansiedade derruba a conexão com o céu, amigo.

Passei o dia pensando nisso…a gente se agarra a nossos problemas, se lamenta nas orações, sem entregá-los, acha que a quantidade de lágrimas, lamentações e demonstrações de auto-tortura mostram nossa humildade, enquanto o verdadeiro humilde se coloca aos pés de Deus e lança sobre Ele as suas ansiedades – confiando que é Ele quem cuida de seus filhos – e passa por seus problemas de cabeça erguida, firme e forte.

Deus realmente não vê como o homem vê. O humilde, que O agrada e a quem Ele promete dar graça, é o que mantém sua confiança, não importa o que aconteça, jamais se permitindo ser tomado pela ansiedade, pois sabe que ele não é nada e que seu problema está nas mãos de Deus.

Continuando a passagem Bíblica, o versículo 8 completa: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém para devorar”. Fique atento, permaneça firme na certeza de que Deus está cuidando de você. Se você se entrega à ansiedade, está sendo orgulhoso e prestes a ser devorado pelo mal. A única forma de ser vigilante é mantendo a confiança e sacrificando suas ansiedades.

Foi uma das primeiras coisas que Deus me ensinou quando eu decidi nascer de novo: lançar a ansiedade sobre Ele, porque Ele tem cuidado de mim. Se eu não der esse espaço, Ele não tem como cuidar de mim, pois respeita minha escolha. A ansiedade vem, pois os problemas estão aí, todos os dias. As perseguições, inseguranças, medos e demais situações com as quais nem sempre sabemos lidar. Tudo isso vem, mas não precisa se instalar. Encaminhe a Deus, em uma conversa franca e sincera, cada ansiedade que aparecer e confie. Então Ele poderá cuidar de você como Ele tanto quer e como você tanto necessita.


.