Me deparei hoje com uma passagem Bíblica já conhecida, mas que eu nunca havia analisado em seu contexto…na verdade, são três versículos que não me lembro de ter me dado conta de que vinham em sequência. Não podemos esquecer que a Bíblia não é Twitter, os versículos não vêm isolados. Estão em I Pedro 5. O versículo 6 diz: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte” O versículo seguinte, o 7, explica como você deve se humilhar: “lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
Quando você lança suas ansiedades sobre Deus, está se humilhando sob a mão dele. Note que não é simplesmente “entregar”, é lançar. É uma atitude extrema, de alguém que quer se livrar da carga. Preste atenção a esses dois versículos. Então, se manter ansioso é uma atitude de orgulho, pois assumo que consigo lidar com meus problemas sozinha, sem necessidade de Deus. Por outro lado, se eu coloco meus problemas diante de Deus, me humilho, assumindo assim minha confiança total nEle. Já pensou nisso?
Para lançar sua ansiedade sobre Deus, é necessário sacrifício. Negar sua vontade de se preocupar com aquele problema, de tentar resolver na força do seu braço, de ficar antecipando situações, enumerando todos os “e se…”. Não estou pregando aqui a passividade, esperar que tudo caia do céu, não! Mas se torturar com um problema que você não pode resolver não é fazer a sua parte! A sua parte você faz quando sabe o que fazer, quando tem uma saída honesta, digna e correta para seu problema, mas sempre confiando que dará certo e seguindo a direção de Deus. Ansioso, você jamais conseguirá sequer ouvir a direção Dele. Ansiedade derruba a conexão com o céu, amigo.
Passei o dia pensando nisso…a gente se agarra a nossos problemas, se lamenta nas orações, sem entregá-los, acha que a quantidade de lágrimas, lamentações e demonstrações de auto-tortura mostram nossa humildade, enquanto o verdadeiro humilde se coloca aos pés de Deus e lança sobre Ele as suas ansiedades – confiando que é Ele quem cuida de seus filhos – e passa por seus problemas de cabeça erguida, firme e forte.
Deus realmente não vê como o homem vê. O humilde, que O agrada e a quem Ele promete dar graça, é o que mantém sua confiança, não importa o que aconteça, jamais se permitindo ser tomado pela ansiedade, pois sabe que ele não é nada e que seu problema está nas mãos de Deus.
Continuando a passagem Bíblica, o versículo 8 completa: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém para devorar”. Fique atento, permaneça firme na certeza de que Deus está cuidando de você. Se você se entrega à ansiedade, está sendo orgulhoso e prestes a ser devorado pelo mal. A única forma de ser vigilante é mantendo a confiança e sacrificando suas ansiedades.
Foi uma das primeiras coisas que Deus me ensinou quando eu decidi nascer de novo: lançar a ansiedade sobre Ele, porque Ele tem cuidado de mim. Se eu não der esse espaço, Ele não tem como cuidar de mim, pois respeita minha escolha. A ansiedade vem, pois os problemas estão aí, todos os dias. As perseguições, inseguranças, medos e demais situações com as quais nem sempre sabemos lidar. Tudo isso vem, mas não precisa se instalar. Encaminhe a Deus, em uma conversa franca e sincera, cada ansiedade que aparecer e confie. Então Ele poderá cuidar de você como Ele tanto quer e como você tanto necessita.
.
Muito obrigado… eu estava precisando mesmo deste auxílio.Que Deus te abençõe!!
que palavra precisa voce deu realmente foi de Deus eu achar o seu site.Que Deus possa te dar mais sabedoria para ajudar mais pessoas como me ajudou!
O orgulho já está sob controle, mas tenho sérias dificuldades com a ansiedade… até estou conseguindo me controlar e não fazer nenhuma besteira, mas a preocupação ainda persiste, levo um tempo até conseguir descansar em Deus.
nossa era tudo que eu nào conseguia explicar com minhas próprias palavras… e ai posso passar adiante essa sua explicação sobre a passagem biblica????
Claro que sim, Michele, fique à vontade, só não se esqueça de dar os créditos. Dando os devidos créditos, você pode repassar qualquer texto meu. Aliás, não só pode como deve, afinal de contas, meu interesse é que mais e mais pessoas sejam ajudadas através dessas palavras.
Beijos!
Vanessinha,
que delícia voltar a ler seus textos. Que delícia! É muito bom quando a gente encontra alguém que transmite sinceridade ao falar das coisas nas quais acredita, no Deus ao qual serve.
Que esse Deus maravilhoso continue abençoando vc e sua família. E que lhe dê sempre a palavra certa, em qualquer hora – na hora certa e na hora “errada” – para que, pela Palavra da Verdade muitos sejam abençoados também.
Um beijo!
Amém! Suzi!! Saudade de você! Apareça mais vezes, aparecerei mais vezes por aqui, também. Tenho tantas coisas boas para compartilhar! Coisas que tenho aprendido de Deus e que têm me ajudado. Fiquei super feliz com sua visita ao Sossegai. Não te esqueço.
Beijos!
Também não te esqueço, Vanessa. E o Sossegai é um espaço muito abençoado, do qual gosto muito. Estou retornando aos poucos à blogosfera e este aqui é um canto que faz muita diferença!
Que Deus continue fazendo de vc uma bênção!
As experiências que vivemos com Deus e aquilo que aprendemos na nossa jornada deve ser compartilhado. E vc faz isso muito bem!
Um beijo!
Meu Deus, quando vou parar de me surpreender com esse blog ?! rsrs…
Me perguntei em pensamento a pouco, Vanessa seu blog é demais, explica de uma forma muito objetiva e clara o que Deus quer nos falar e os “problemas impedem”. A Michele (comentario acima), tirou palavras da minha boca, vou fazer o mesmo. A tempo pedia direção para o que falar aos Jovens que irão me olhar quando tiver que pregar sábado dia 03/10?! Convicto da resposta vou imprimir esse estudo.
Muito obrigado, Deus lhe abençoe mais e mais…
Vanessa,acabei de encontrar seu blog, quero que vc saiba que voce e uma enviada de Deus na minha vida.pois quero nascer de novo, ter o Espirito Santo, e com suas mensagens,
eu estou sem palavras de tanto que Deus tem me dado direcções . obrigada por tudo , quero que o Espirito Santo te use cada vez mais. beijos
obrigado por compartilhar sua analise da palavra de DEUS quanto a ansiedade, e como, nos podemos nos valer destes versículos em seu contexto. chegou para mim em um momento que não posso atribuir a coencidencia mais sim a providencia. eu estava procurando rémedios que pudecem me ajudar, e encontrei PALAVRAS que avivou minha fé e acalmou meu coração. valeu!! DEUS te abençõe