Julgar Andressa Urach ou dizer: “será que ela se converteu mesmo? Vou esperar para ver” (e isso é julgar, tá?) é um contrassenso. Ou você crê no que Deus é capaz de fazer ou não crê. E se duvida dela, duvide de você também. Quantos pastores você já conheceu que pisaram no tomate e saíram da igreja? Independentemente do passado, que garantia temos de que alguém se converteu? Que garantia temos de que alguém que está na igreja vai continuar firme? Nenhuma. E que garantias deveríamos ter? Somos juízes? Deus, por acaso, nos deu esse direito?

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. (…) Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante ao tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como Eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a Mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Romanos 14.4;10-12

Devemos, na verdade, cuidar da nossa própria salvação para que, amanhã ou depois, não sejamos daqueles que olham para trás e saem dos trilhos. Aquele que pensa que está de pé, cuide para que não caia. Porque quando pensamos que está tudo bem é quando corremos maior risco.

Mas o que, realmente, faz os religiosos questionarem a conversão da Andressa? A resposta não está nela, está dentro deles.

“E rogou-Lhe um dos fariseus que comesse com Ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-Se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que Ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; e, estando por detrás, aos Seus pés, chorando, começou a regar-Lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-Lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento.

Quando isto viu o fariseu que O tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que Lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E Ele lhe disse: Julgaste bem.

E, voltando-Se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não Me deste água para os pés; mas esta regou-Me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não Me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de Me beijar os pés. Não Me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-Me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.

E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.”

Lucas 7.36-50

Simão, em seu coração, apontou o dedo para aquela mulher. Jesus, porém, aponta o dedo de Simão de volta para ele mesmo, mostrando tudo o que ele tinha deixado de fazer para Jesus. Esse é o problema de criticarmos os outros: todos os nossos erros se escancaram. A medida do julgamento que receberemos é a medida do julgamento que fazemos. Isso, por si só, já me faz abrir mão de qualquer vontade de julgar a vida (e a conversão) alheia, sinceramente.

PS: E não adianta não falar mal, mas olhar a moça com maus olhos. Analise o seu coração. Seja honesto consigo mesmo e com Deus. E peça a Ele para ajudar você a limpar seu coração e seus olhos em relação à Andressa e em relação a outras pessoas (porque se você age assim com alguém a quem você não conhece, provavelmente esse tem sido o seu padrão de pensamento em relação a muitas pessoas).

Andressa Urach está se expondo para cumprir a promessa que fez a Deus e contar a todo o mundo a respeito do que Ele fez por ela. Ela tem buscado a Ele e procurado ser uma pessoa melhor. E você? O que tem feito?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *