No dia 05 de novembro de 2009, tivemos a apresentação do sexto segredo, do propósito dos Doze Segredos para um Novo Coração: Integridade. A passagem Bíblica utilizada pelo pastor Fábio para desenvolver a Palavra foi Provérbios 11:20

“Abomináveis para o Senhor são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer”

Chequei em meu minidicionário Aurélio a definição de “íntegro”: ” 1. Inteiro, completo. 2. Perfeito, exato. 3. Reto; inatacável. 4. Brioso, pundonoroso (antes que você pense que o Aurélio estava xingando alguém, “pundonor” significa “sentimento de dignidade”)”.

Tem coisas que Deus não gosta, mas tem coisas que ele não tolera, abomina. Deus não tolera pessoas de coração perverso. Existem pessoas que são ruins por estarem sob influência demoníaca, são induzidas pelo espírito maligno aos desejos ruins. Quando o mal sai, a pessoa fica boa. Existem outras, mais raras, que deliberadamente escolhem ser maliciosas e o diabo só pega carona na escolha da pessoa.

O Pastor Fábio nos ensinou que uma pessoa íntegra é uma pessoa correta, completa. Não adianta você ser uma pessoa correta até um ponto, você inicia corretamente, mas de determinado ponto para a frente, já se desvirtua, se corrompe. Uma música tocada “na íntegra” é uma música tocada completa, do começo ao fim. Assim é que deve ser a pessoa de Deus: fiel do início ao fim, não importa o que aconteça, servir a Deus por completo, e não crer na Bíblia de acordo com o que lhe é conveniente. O Pastor Fábio nos lembrou de algo que eu inclusive já escrevi a respeito: “Toda a Escritura é divinamente inspirada “, diz Paulo a Timóteo. A Bíblia inteira. Não dá para crer em algumas coisas e em outras, não. Ou eu creio ou eu não creio. Essa é a birra de muitos religiosos com a Igreja Universal. Porque eles querem insistir que existem passagens que são meramente alegóricas, não aconteceram (é conveniente, para eles ,crer assim, ainda que não possam basear essa afirmação em coisa alguma), ou que não foi bem assim, ou que foi mal traduzido, ou mesmo que aquilo era para aqueles tempos e não para os dias de hoje. Tentam todo o tipo de desculpa esfarrapada para escolherem as passagens em que lhes é conveniente crer, para que a porta fique cada vez mais larga. Na Universal a porta é estreita porque a porta é estreita, fazer o quê? Não reclamem conosco, mas com quem escreveu a Bíblia. Aprendemos que ou cremos em toda a Bíblia ou cremos em toda a Bíblia, não dá para ficar escolhendo passagem para crer, ou enganaríamos a nós mesmos.

“Os que andam em integridade são o seu prazer”. Deus tinha prazer em Jesus, pois Jesus era aquela pessoa do início ao fim. Existem pessoas que alteram seu comportamento dependendo do que acontece, ela não consegue ser a mesma até o fim. O pior é quem altera o seu comportamento com Deus dependendo da situação. Quando está tudo bem, as coisas boas acontecendo, Deus é maravilhoso. Quando vem o problema, ela já se questiona: “por quê Deus não fez nada para impedir?” e já começa a colocar na conta de Deus, enquanto deveria procurar em si mesma a responsabilidade pelas coisas que lhe acontecem, pelas escolhas que ela faz. Deus não brinca de marionetes neste mundo, não, ele não está aqui brincando de boneca. Nós temos nossas escolhas, e cada uma dessas escolhas gera uma linha de mundo que poderá ou não ser o nosso futuro. Deus nos orienta, nos direciona para a melhor escolha (ele conhece todas as nossas possíveis linhas de mundo), mas só seguiremos pelo melhor caminho se dermos ouvidos à voz de Deus. O problema é que enquanto você dá ouvidos à situação, ao desespero, à ansiedade, ao medo, à dúvida, não consegue dar ouvidos à voz de Deus. Então você vai querer colocar a culpa em Deus (é sempre mais fácil jogá-la em cima dos outros) e altera seu comportamento com Ele. Onde está a integridade do seu coração?

O Pastor nos apresentou alguns versículos do capítulo 6 de Gênesis. Eu gosto, especialmente, do versículo 9: “Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” Ponto final. Essa é a história de Noé. É nisso que deve se resumir a vida de um homem. Se Deus não pode falar isso de mim, eu não tenho história, minha vida foi em vão. Isso resume toda a vida do homem de Deus.Homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos” já mostra que ele era diferente dos outros, já sugere as perseguições que ele sofreu por isso, o tanto que ele teve de suportar por amor ao Senhor, mostra o caráter dele, o casamento dele, a criação dos filhos, o trabalho, a infância, a idade adulta, a velhice, conta as dificuldades e as vitórias em dez palavras. A segunda parte, porém, é consequência da primeira:Noé andava com Deus”. É a recompensa por ser um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos. Ele era diferente de todo mundo, era íntegro, reto, e por isso Deus andava com Ele. Não tem como andar com Deus sem integridade, não tem como andar com Deus pela metade.

Em Mateus 24:13 “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Nossa salvação não está garantida só porque aceitamos a Jesus, ela é conquistada diariamente, pois só será salvo aquele que perseverar até o fim. Os que desistirem e ficarem à beira do caminho não alcançarão a salvação. Só persevera até o fim aquele que anda em integridade. Em Gênesis 6:5 “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” Deus viu que era continuamente mau o desígnio do coração daquelas pessoas. É aquela pessoa que está o tempo todo maquinando o mal. A pessoa quer o benefício de Deus, quer que Deus seja bom com ela, mas seu coração é continuamente mau. Deus é justo. Ele agiria da mesma maneira com aquele de coração íntegro, que anda com Ele e com aquele cujo coração é continuamente mau, olhos maliciosos e que não quer melhorar? O problema das pessoas é que elas não procuram conhecer a Deus, elas fazem uma imagem de Deus e querem que Ele se encaixe na imagem mental que elas fizeram.

Quando a pessoa é íntegra, anda com Deus, os céus estão abertos para ela. A Palavra de Deus é alimento sadio. Se a pessoa não tem compromisso com Deus, se não termina o que começa, se não faz a diferença em suas reações e em seu comportamento, como Deus pode agir? Ele não brinca de marionetes aqui, isso seria desrespeitoso com o ser humano. Quem gosta de desrespeitar as pessoas é o diabo.

2 Crônicas 25:2 ” Fez ele o que era reto perante o Senhor; não, porém, com inteireza de coração”.

A pessoa diz “Tudo o que os pastores falam para fazer, eu faço” e não entende o porquê de certas coisas não andarem na vida dela. Tem gente que faz as coisas para Deus, mas não com inteireza de coração. Inteireza de coração está naquilo que você entrega para Deus, se você entregar apenas parte do seu coração, apenas parte da sua vida, você não tem condições de fazer as coisas com inteireza de coração. Uns pedaços do seu coração estão apegados a isso ou a aquilo, a algo que você tem, ao seu filho, ao seu trabalho, aos seus problemas…você acha que Deus funciona até um certo ponto e dali para diante, é com você? Deus quer ser inteiro em nossa vida, e para isso nós temos de nos entregar inteiramente a Ele.

Terminei minhas anotações da reunião transcrevendo as seguintes palavras do Pastor Fábio:

“Faça as coisas para Deus porque você entendeu, com vontade, com desejo. Você tem de priorizar as coisas de Deus. Para um casamento ser feliz, o casal tem de manter o que disseram no início. Você quer ser feliz com Jesus? Mantenha-se íntegro”

A integridade é exercitada dia após dia, não podemos relaxar, nem nos acomodar. O Apóstolo Paulo diz em Hebreus 2:1

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”

Para garantir que jamais nos desviaremos das verdades ouvidas, ou seja, da Palavra de Deus, não basta apenas nos apegar a elas, mas nos apegar com mais firmeza. Imagine como é se apegar a algo e como é se apegar a algo com mais firmeza. Eu entendo que ao me apegar com mais firmeza eu me agarro, absorvo, não largo nunca mais. Você tem se apegado à verdade de que deve se manter íntegro? Apegue-se então com mais firmeza e mantenha essa integridade como parte do seu caráter, todos os dias. Assim você garante que irá perseverar até o fim, andando com Deus em uma vida de vitórias, e alcançar a sua salvação.

PS: Todos os textos que escrevo sobre os segredos trazem ensinamentos passados pelo Pastor Fábio, que registrei durante a reunião, em minhas anotações, mas também comentários próprios, meus. Na verdade anoto tudo e depois reviso em casa, lembrando do que escutei, relendo as passagens Bíblicas, meditando sobre aquilo e, conversando com Deus, acabo encontrando outras passagens que confirmem ou complementem aquilo que estava escrevendo. Sugiro que você também faça o mesmo, com todas as Palavras que ouvir na igreja, pois assim você jamais se esquecerá delas e fará com que se tornem uma parte do seu ser, te trazendo mais intimidade e experiência com Deus.

Originalmente publicado no site do Discipulado

A reunião do discipulado acontece todas as quintas-feiras às 19 na Av. Júlio de Castilhos, 607, no centro de Porto Alegre – RS e é aberta a qualquer pessoa que deseje ter mais intimidade com Deus, conhecê-lo de verdade, independente de professar ou não uma religião.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *